segunda-feira, 11 de maio de 2009

Reciclar coisas que não prestam para nada....

Flor (by Loca....)


Há tempo que achei que deveria utilizar os conhecimentos adquiridos noutras áreas e aplicá-los à azulejaria. Qualquer material tem um ponto de fusão específico e, conhecendo minimamente as coisas que vemos à nossa volta, é fácil calcular quais poderemos usar quando cozemos um azulejo. As tintas que utilizo gostam das temperaturas próximas dos 1000ºC, escolho sempre os 1020ºC como limite para a minha cozedura e, até agora, tenho-me dado bem.

Neste azulejo experimentei utilizar a técnica da corda seca, que nunca antes fizera e que consiste no retirar o vidrado da zona de contacto entre diferentes cores. Evita-se assim estar a fazer contornos, às vezes muito demorados e que podem retirar o impacto daquilo que queremos mostrar.

Aproveitei também para adicionar as tampinhas das latas de refrigerantes que não têm qualquer outra utilização depois de abertas as latas. Estas fundem a temperaturas bastante elevadas e, não tinha a certeza qual seria a reacção com os vidrados. Verifiquei que apenas oxidam ligeiramente, não chegando a fundir aquando da cozedura, o que dá um efeito interessante ao conjunto. Ficou para uma próxima vez a sua utilização para simular as escamas de um rabo de peixe.
Azulejo oferecido à Carol

Sem comentários: